As bolsas de valores mundiais tinham mais perdas nesta segunda-feira após a redução da nota de dívida dos Estados Unidos, enquanto sinais de que o Banco Central Europeu (BCE) está comprando bônus italianos e espanhóis ajudavam a conter a queda.
O índice europeu de ações recuava 1,8 por cento, depois de mais cedo ter operado no azul por sinais de que o BCE está tentando conter o espalhamento da crise de dívida.
O rendimento dos bônus de cinco anos de Itália e Espanha caíam cerca de 1 ponto e o custo de assegurá-los contra um default diminuía.
O preço do ouro atingiu novo recorde acima de 1.700 dólares a onça, já que o ativo é visto como seguro, enquanto o dólar se enfraquecia ante uma cesta de moedas.
No fim de semana, o G7 prometeu trabalhar para o funcionamento dos mercados financeiros depois que a Standard & Poor''s reduziu a nota dos Estados Unidos na sexta-feira, de "AAA" para "AA+".
"Os mercados vão continuar abalados por enquanto", disse Mike Lenhoff, estrategista-chefe do Brewin Dolphin.
O índice de ações mundiais MSCI recuava 1 por cento. O de países emergentes declinava 2,59 por cento.
BCE
A compra de bônus pelo BCE segue críticas na semana passada de que o banco não tinha agido para conter a pressão sobre Espanha e Itália quando comprou bônus de Portugal e da Irlanda.
Operadores disseram que o movimento desta segunda-feira foca no segmento de 5 anos da curva, onde os rendimentos italianos caíram para cerca de 4,6 por cento, enquanto os equivalentes espanhóis estavam em torno de 4,5 por cento.
"Eles estão fazendo compras de 20 a 25 milhões (de euros) e estão se espalhando pelo mercado", disse um operador. "Prevemos que eles comprem bilhões hoje."
Fonte: http://noticias.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário